Por Susannah Rose
Traduzido do original com permissão por Stélios Sant’Anna Sdoukos
Nessa manhã, eu coloquei no papel todas as histórias que eu contava para mim. Eram várias. E eram todas negativas. Havia a história do “você é uma péssima mãe”. A história do “você vai fazer a escolha errada”. A história do “você tem muita coisa para fazer”. Acho que você já pegou a ideia. Eu decidi, então, que precisava escrever uma carta para a minha mente. Aqui vai ela:
“Querida Mente,
Há muita coisa acontecendo no momento. Eu sinto que você fica trabalhando o tempo todo para me manter a salvo. Você vê ameaças e perigos em todo o lugar. A primeira coisa que eu quero te dizer é: obrigada por trabalhar tão duro para me manter a salvo. Eu sei que me manter a salvo é o seu trabalho. Um trabalho importante, no qual você tem se saído muito bem. Eu também sei que você sabe que, às vezes, coisas terríveis acontecem. Eu sei que você pensa que se você trabalhar duro o suficiente para mim, você poderá impedir que qualquer coisa ruim jamais volte a acontecer de novo. Eu compreendo e quero te agradecer por isso. Eu quero que você saiba que eu te escuto. Eu também quero que você saiba que eu estou a salvo. Eu sei que algumas das coisas com as quais estamos lidando parecem enormes. Mas, eu estou bem. Não existe nenhuma ameaça real à minha sobrevivência nesse momento. Eu estou a salvo.
Enquanto eu escrevo isso, eu te escuto dizendo: “Talvez você não esteja!”. Eu compreendo.
Não vamos discutir sobre isso. Eu escuto o que você está dizendo e eu sei que você está tentando me ajudar. Então, aqui está o nosso plano. Isto é o que vamos fazer. Quando você falar comigo (o que acontece o tempo todo, e tudo bem), eu vou notar o que você está dizendo. Eu vou ouvir. Não vou afastar você. Ouvir pode parecer algo como, fazer uma pausa para nomear a história que você está me contando. Algumas vezes, vou até me sentar e pôr no papel o que você está dizendo para mim. Vou precisar respirar fundo, porque às vezes, o que você diz é muito difícil (eu entendo. Você apenas quer a minha atenção). Eu sei que você preferiria que eu estivesse na minha zona de conforto, porque é seguro lá. Mas eu preciso continuar seguindo em frente. Eu quero viver uma vida rica e com significado e fazer as coisas que são importantes para mim. Eu sei que, às vezes, isso vai ser assustador. Mas eu também sei que nós podemos fazer isso. Você é uma grande solucionadora de problemas e realiza um ótimo trabalho fazendo as coisas funcionarem.
Então, vamos fazer isso. Vamos trabalhar juntas. Eu vou ouvir você. Eu vou me comprometer em agir. Você continuará o seu trabalho, me mantendo a salvo. Eu continuarei fazendo as coisas que são importantes para mim. Obrigada, Mente. Muito obrigada.”
Com amor,
Eu